Mensagem

Mensagem

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Esta não é hora de lamentos

a história não se compadece com recriminações

rezas ou blasfémias

a história não se refaz nem se rectifica

indica-nos caminhos

o tempo e o espaço

e recorda cilada se traições

.

Esta não é hora de esperarmos sentados

os dias que se avizinham têm marca de classe

apresentam-se sombrios enxovalhados

impróprios à nossa condição

não esquecendo o passado e sofrendo o presente

saberemos projectar o futuro

com emoção e perseverança

.

Esta é a hora de tomarmos a rua

entrincheirados defender Abril Maio

matriz última da nossa liberdade

.

É a hora!


quarta-feira, 27 de abril de 2011


DOUTRINA DE CHOQUE

de NAOMI KLEINE


“É imperativo difundir este vídeo. Ponham nos vossos blogues, murais, mandem o link por email, façam download. Primeiro caiu a Grécia, depois caiu a Irlanda, Portugal acabou de cair e a seguir é a Espanha. Para entender qual é o verdadeiro objectivo da consequência da entrada do FMI, é essencial ver este filme.”

Na dura e muitas vezes frustrante luta em que nos batemos, em defesa dos nossos ideais de justiça social, temos por vezes compensações inesperadas, que nos ajudam a fortalecer a convicção de que a actual situação de terror económico e de exploração desenfreada, tem os dias contados.
É o caso do extraordinário vídeo que publicamos a seguir, que nos conta muitos dos processos e lutas que o Capitalismo tem desenvolvido para impor um núcleo de privilegiados, contra um mundo de explorados.
Do processo Chileno, á contra revolução russa, da queda do muro de Berlim, ao Iraque, Afeganistão, passando pelas técnicas de tortura mais refinadas que ajudarão os cépticos de hoje a perceberem melhor as ciladas do regime capitalista, que para manter os seus privilégios, até veste pacientemente a mascara do dito “socialismo democrático” “social-democracia” e até de uma “cristianíssima democracia” cheia de apelos á unidade, não esquecendo a caridade para apagar o incêndio da fome, silenciando e caluniando a luta dos que pretendem uma sociedade sem a exploração do homem pelo homem.
Vale a pena ver este vídeo com muita atenção e divulgá-lo profusamente, porque o que lá se relata, será igualmente o nosso futuro, se não estivermos atentos aos sinais dos tempos e não aprenderemos com as lições da História.

“Estamos a assistir a uma transferência de riqueza de tamanho incomensurável. Trata-se de uma transferência de riqueza, desde as mãos públicas, desde as mãos do governo, recolhidas da gente comum através dos impostos, para as mãos dos indivíduos e empresas mais ricas do mundo. Não é necessário dizer que são as mesmas pessoas que criaram esta crise.” Para os todos aqueles que consideram as manifestações de rua, como tempo perdido e de nenhum efeito, ou de resultado duvidoso, reproduzimos uma história que nos é contada no final do vídeo a propósito da “New Deal “ e Roosevelt. “Muito se tem ouvido falar nos últimos tempos na comparação entre Obama e Roosevelt. Há uma anedota apócrifa de Roosevelt e a “New Deal”, acerca de quando ia ser visitado por alguma organização progressista ou sindicato para lhe propor algumas novas políticas progressistas, que queriam incorporar para que fosse parte do “New Deal”. Então ouvia-os, escutava-os e finalmente dizia-lhes: “Agora vão lá para fora e obriguem-me a fazê-lo” E assim fizeram. Em 1937, um ano crucial para o “New Deal”, sabem quantas greves se realizaram nos Estados Unidos? 4.740 greves, que duraram em média 20 dias. Sabem quantas greves houve em 2007? 21 Agora a outra razão para recordar esta história de luta e que nos diz algo muito importante. Algo para recordar neste momento quando há tanto em jogo. Ensinam-nos que se queremos respostas a esta crise económica que nos conduzam a um mundo que seja mais saudável, que seja mais justo, que seja mais pacífico. Vamos ter que sair á rua e obrigá-los a eles a fazerem o que têm a fazer.”

ATENÇÃO QUE ISTO PASSA-SE NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA.



.

domingo, 24 de abril de 2011

EXPLICAÇÃO DA CRISE

É uma explicação anedótica a pretender ser uma efabulação.
Mas como tem alguma graça e uma verdade residual, em vésperas do 25 de Abril…não está mal!!!


NESTE LINK
.
.
E DEPOIS CLIQUE EM F5
O RETRATO DOS ESTADOS UNIDOS
NAS SUAS RELAÇÕES COM ÁFRICA


“Desde Bill Clinton, George W. Bush e agora Obama, que aprendemos que a lei não significa nada para o poder executivo dos EUA. Eles não obedecem às próprias leis, não obedecem ao direito internacional, violam as liberdades civis e enterraram o fundamental do habeas corpus, de que não há crime sem dolo, e o direito do réu a estar legalmente representado”
“Não respeitam a lei, portanto não vão dar atenção à ONU. A ONU é uma organização-fantoche dos EUA e Washington irá usá-la como cobertura. Portanto, sim, se não conseguirem correr com Kadafi, irão colocar tropas no terreno; é por isso que temos os franceses e os britânicos envolvidos. Estamos a usar os franceses também noutro ponto de África; usamos os britânicos no Afeganistão. São marionetes.
Estes países não são independentes. Sarkozy não responde perante o povo francês; responde perante Washington. O Primeiro-ministro britânico não responde perante o povo Inglês, mas perante Washington. Estes são os governantes-marionetes de um império, nada têm a ver com seu próprio povo, somos nós quem os põe no poder”

Estas são palavras do Dr. Paul Craig Roberts, antigo secretário-adjunto do Tesouro dos EUA, publicado no “Diário.info” e que pode ler AQUI.
Da entrevista em questão, chegamos a três conclusões:

1 – Os Estados Unidos pretendem colocar no poder na Líbia, marionetes que lhes permitam o controlo do governo e consequentemente do seu petróleo.

2 – Retirar a Líbia da influência chinesa, como reflexo da preponderância que a China tem vindo a adquirir em toda a África e perturbar ou impedir concretamente os 50 enormes projectos que este país tem para o Leste da Líbia, bem como o seu acesso ao Mediterrâneo.

3 - Os EUA estão a organizar o “AFRICOM” Comando Africano dos EUA, destinado a coordenar todos os interesses militares e de segurança dos EUA em todo o continente africano. Como a Líbia se recusa a colaborar, tal como a quase totalidade dos outros países africanos, derrubar Kadafi é essencial para alterar a situação.

Na execução do plano para derrubar Kadafi, segundo o antigo secretário-adjunto do Tesouro:
“há relatos fidedignos de acordo com os quais a CIA está envolvida nos protestos - enviou para a Líbia os seus activos líbios para comandar a rebelião - a CIA está a fazer isso e estão a violar a resolução da ONU - se conseguir derrubar Kadafi, o próximo alvo será a Síria, que foi já diabolizada - a Líbia ser ou não governada por “revolucionários” depende da CIA ganhar - os relatórios segundo os quais a CIA está na origem da designada revolta e dos protestos e de que está a fomentá-los e a controlá-los.”

A própria secretária de Estado Hillary Clinton, afirmou no dia em 20 de Abril passado, que os Estados Unidos já disponibilizaram US $ 25 milhões de dólares de auxílio às forças revoltosas e que Chris Stevens, um ex-funcionário da Embaixada dos EUA em Tripoli, na Líbia, foi conversar com membros da oposição para avaliar suas necessidades e retransmiti-las aos funcionários dos EUA em Washington.
É essencial relembrar que em relação a África, até ao fatídico 11 de Setembro de 2001, os Estados Unidos achavam que a África não lhe merecia quaisquer preocupações especiais e “era um assunto resolvido”.
É a partir dessa data, que especificamente em relação aquele continente decidem a redireccionar as suas orientações militares, reformular completamente as suas opções geoestratégicas e a inflectir a sua política externa, perante o óbvio aumento da implantação da China, junto da generalidade dos países africanos.
De facto a China, através de uma política de relações bilaterais justas e generosas, fornecendo financiamentos, técnicos e mão-de-obra qualificada para o desenvolvimento desses países, contrariamente ao que tinha acontecido com os exploradores/colonizadores europeus, conquistaram uma enorme influência e prestígio, na maioria dos países africanos.

Em troca garantem certamente o seu abastecimento em matérias primas (a preços justos) que necessitam para manter os seus elevados indices de desenvolvimento.
Por outro lado, os Estados Unidos que até aí contavam com a fragilidade desses países e com a maioria dos governos corruptos, sempre pensaram que facilmente dominariam qualquer situação que fosse contra os seus imperiais interesses, assegurando pelo suborno ou pela força, o petróleo e outros recursos naturais de África.
Foi com grande surpresa que constatou, quando da opção desta nova estratégia militar, que a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC, na sua sigla em inglês) lhes negou a possibilidade de estabelecer bases militares em qualquer país daquele continente.
As únicas excepções que se propuseram aceitar os comandos americanos, foram a Libéria, cujas origens na história da escravatura e relações especiais com os Estados Unidos o justificam e Marrocos, que não pertencendo à União Africana e tendo um governo despótico, não queria desagradar aos Estados Unidos, para que este não se opusesse, á repressão que exerce sobre o seu povo.
Tendo em vista a nova correlação de forças mundial, os Estados Unidos inflectiram a sua política externa naquele velho continente, procuram agora desesperadamente consolidar ali a sua influência militar, para não colocar em risco os seus interesses geoestratégicos e consequentemente a sua hegemonia mundial, bem como a sua capacidade de saquear as matérias-primas essenciais, que em África são abundantes.
Era ao Comando Europeu americano que competia coordenar a maior parte da Europa e da África Subsariana.
Na nova reestruturação geoestratégica é ao “United States Africa Command” (AFRICOM), que passará a ter a responsabilidade de todo o continente africano, com excepção do Egipto, que está previsto continuar integrado no Comando Central americano. Este incluirá também São Tomé e Príncipe, as ilhas Comores no Oceano Indico, Madagáscar, Maurícias e Seicheles.
Ao Comando Central americano, caberá também coordenar os esforços militares no Corno de África, bem como no Médio Oriente, e na Ásia Central.
Ao Comando do Pacífico, está reservado o Leste e o Sul da Ásia, bem como o Oceano Indico e as ilhas que ficam ao largo da costa sudeste africana.
Por outro lado Ao Comando do Sul, caberá a coordenação da América do Sul, América Central e as Caraíbas.
É curioso observar que ainda em Fevereiro de 2007, altura em que o ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush o anuncia criação do AFRICOM, o mundo era dominado pelo dólar.
Quatro anos depois, quatro anos somente, a história do mundo alterou de tal modo os dados da questão, que tudo ou quase tudo está a ser equacionado de novo.
Não haverá Obamas., Davids Camerons, ou quaisquer Sarckosys , que consigam alterar o rumo da história e da evolução da espécie humana.
Uma nova luz, já ilumina o horizonte.
É a luz da Revolução que trará a liberdade e a emancipação dos povos, que contínua no entanto a ser uma conquista a fazer paciente e persistentemente.
Na evolução natural da sociedade, essa esperança para se tornar realidade necessita de luta e de esforços incessantemente renovados, até á vitória final.



sábado, 23 de abril de 2011

ABSOLUTAMENTE GENIAL

Não dá para mesmo para acreditar!!!
Temos a certeza que não é manipulação de imagens, porque já vimos um português fazer um truque, algo semelhante, ao atirar um baralho de cartas contra a um vidro de uma cabine telefónica e ir buscar um das cartas previamente assinalada, por detrás do vidro, onde tinha ficado colada.
Reconhecendo que este truque é mais complexo e espectacular, também não se encontra explicação!!!


PEEERRRFEEITOO!!!!


sexta-feira, 22 de abril de 2011



FILOSOFANDO A REALIDADE

O “power point” de hoje, aborda uma série de questões da vida quotidiana.
Ajudar a reflectir sobre muitos dos caminhos e encruzilhadas que se nos apresentam, pode ser uma das suas virtualidades.
Apesar da enorme quantidade de apresentações do género filosófico que correm na Net, esta é de facto das melhores, dentro do género.
As fotos também têm um nível notável e a música completa o ambiente com muita qualidade.


NESTE LINK
O que disseram três banqueiros portugueses:

Fernando Ulrich (BPI) (Banco Português de Investimento)

29 Outubro 2010 - "Entrada do FMI em Portugal representa perda de credibilidade"
26 Janeiro 2011 - "Portugal não precisa do FMI"
31 Março 2011 - "... por que é que Portugal não recorreu há mais tempo ao FMI?"

Santos Ferreira (BCP) (Banco Comercial Português)

12 Janeiro 2011 - "Portugal deve evitar o FMI"
2 Fevereiro 2011 - "Portugal deve fazer tudo para evitar recorrer ao FMI"
4 Abril 2011 - "Ajuda externa é urgente e deve pedir-se já"


Ricardo Salgado (BES) (Banco Espírito Santo)

25 Janeiro 2011 - "... não recomendo o FMI para Portugal"
29 Março 2011 - "Portugal pode evitar o FMI"
5 Abril 2011 - "... é urgente pedir apoio .. já!"

Estamos entendidos???
COMUNICADO DA
COMISSÃO POLÍTICA DO PCP


DEFENDER E AFIRMAR ABRIL

Por uma política patriótica e de esquerda

Ao assinalar o 37º Aniversário do 25 de Abril de 1974, a Comissão Política do Comité Central do PCP emitiu um comunicado, onde faz uma lúcida análise da situação política e apela á mobilização popular.
Dada a gravidade da actual situação política este comunicado reveste-se de uma importância fundamental.
Pode ter acesso ao texto clicando AQUI.

quinta-feira, 21 de abril de 2011



TANTA BELEZA …

E ESTOU TÃO TRISTE!!!


De facto quando vimos este “power point”, acabávamos de ler o texto que publicamos a seguir, com o título “OS FACTOS QUE CONDENAM SÓCRATES” .
Tinha igualmente acabado de ver no Blogue “31 de Armada” o vídeo que também publicamos um pouco mais abaixo.
A recordação das contradições, aldrabices que Sócrates tem utilizado para vigarizar os portugueses, deixam-me de tal maneira aviltado, que nem a beleza das imagens do “power point”, amenizaram a minha irritação.
Algumas delas, focam também cenas miseráveis, que talvez tenham ajudado a manter este clima de amargura.
Independentemente de tudo isso, reconheço que em condições normais, só seria sensibilizado pelo fascínio da maravilhosa estatuária , mas hoje não consigo.
É preciso um grande esforço para suportar tanta raiva.
Perdõem-me!!!


NESTE LINK
OS FACTOS QUE CONDENAM SÓCRATES

Por:Henrique Raposo (Expresso)

I. Temos a segunda maior vaga de emigração dos últimos 160 anos.
Temos a segunda maior fuga de cérebros de toda a OCDE.
Há maior fracasso que este? Mas é inacreditável o silêncio dos media em relação a esta fuga em massa de portugueses. Parece que é tabu.
Nós estamos a emigrar como nos anos 60, mas não se fala disso.

II. Na última década, Portugal teve o pior crescimento económico dos últimos 90 anos.

III. Temos a pior dívida pública (em % do PIB) dos últimos 160 anos.
A dívida pública este ano vai rondar os 100% do PIB.
E esta dívida pública sem precedentes não inclui os 60 mil milhões de euros das PPPs (35% do PIB adicionais), que foram utilizadas pelo PS para fazer obra (auto-estradas, hospitais, etc.) enquanto se adiava o seu pagamento para os próximos governos e as gerações futuras.
As escolas também foram construídas a crédito.

IV. Temos a pior taxa de desemprego dos últimos 90 anos (desde que há registos). Em 2005, a taxa de desemprego era de 6,6%.
Em 2011, a taxa de desemprego chegou aos 11,1% e continua a aumentar.

V. Temos a maior dívida externa dos últimos 120 anos, e nossa dívida externa bruta é quase 8 vezes maior do que as nossas exportações.

VI. A nossa dívida externa bruta em 1995 era inferior a 40% do PIB.
Hoje é de 230% do PIB.
As dívidas das famílias são cerca de 100% do PIB e 135% do rendimento disponível.

VII. Cerca de 50% de todo endividamento nacional deve-se, directa ou indirectamente, ao nosso Estado.

VIII. E há muito mais.

SÓCRATES EXPLICADO E ANOTADO

Video publicado no Blogue 31 da armada




NESTA HORA

Nesta hora limpa da verdade é preciso dizer a verdade toda
Mesmo aquela que é impopular neste dia em que se invoca o povo
Pois é preciso que o povo regresse do seu longo exílio
E lhe seja proposta uma verdade inteira e não meia verdade

Meia verdade é como habitar meia quarto
Ganhar meio salário
Como só ter direito
A metade da vida

O demagogo diz da verdade a metade
E o resto joga com habilidade
Porque pensa que o povo só pensa metade
Porque pensa que o povo não percebe nem sabe

A verdade não é uma especialidade
Para especializados clérigos letrados

Não basta gritar povo é preciso expor
Partir do olhar da mão e da razão
Partir da limpidez do elementar

Como quem parte do sol do mar do ar
Como quem parte da terra onde os homens estão
Para construir o canto do terrestre
-- Sob o ausente olhar silente de atenção –

Para construir a festa do terrestre
Na nudez de alegria que nos veste

Sophia de Mello Brayner Andresen

quarta-feira, 20 de abril de 2011

CARTA ABERTA

A VENERANDO ASPRA DE MATOS

Acabo de ler no seu Blogue “Pedras Rolantes” , a sua opinião sobre os Partidos à esquerda do PS terem recusado um encontro com Fundo Monetário Internacional (FMI), BCE (Banco Central Europeu) e Comissão Europeia, sob o título “Ingenuidade, Erro ou facciosismo? - Partidos à esquerda do PS recusam encontro com 'troika'” .
Tenho bastante consideração por si, por variadas razões, entre as quais a intelectual não é a menor.
Como português, tenho vivido esta caminhada para a destruição da nossa soberania, como uma raiva interior, tão intensa, que se tornou uma autêntica obsessão.
Procuramos manter a lucidez, ao analisar as opiniões alheias, a fim de podermos fundamentar a consistência das nossas razões e sobretudo dos nossos argumentos.

E é essa lucidez que me garante que não tem razão quando diz:
"O encontro com a "troika" seria uma boa oportunidade para a esquerda, de olhos nos olhos, dizer aquilo que pensa da austeridade e das causas das dificuldades financeiras do país.
Seria também um oportunidade de, olhos nos olhos, denunciar a entrega do BCE à especulação dos mercados e das decisões dos piratas das agências de rating.
Seria ainda uma oportunidade de, olhos nos olhos, alertar para as gritantes desigualdades na distribuição das medidas de austeridade.
Por último, seria uma óptima oportunidade de, olhos nos olhos, apresentar propostas concretas para desenvolver o país e defender os trabalhadores das medidas de austeridade."
No entanto, quando pessoas como o senhor se colocam politicamente a tal distância do nosso pensamento, ficamos justamente alarmados pelas dificuldades acrescidas com que nos teremos de nos debater, para defender aquilo que consideramos ser o interesse do nosso povo.
Repare que tive o cuidado de dizer “o interesse do nosso povo” para que não seja possível confundir com o interesse dos portugueses, onde estarão incluídos os próprios algozes que nos conduziram a esta situação miserável.
1º - Sei que sabe que a “Troika” sabe, melhor do que o povo português, o que se passa com o Orçamento de Portugal.

2º - Sei que sabe que a “Troika” sabe perfeitamente, que Portugal tem o maior índice de diferença entre pobres e ricos e que de resto, não é a ela que compete alterar a situação, nem é essa a sua missão.
3º - Sei que sabe que a “Troika” sabe perfeitamente, que a Banca portuguesa vai buscar ao BCE dinheiro a 1% para emprestar ao governo português a mais de 7 %.
4º - Sei que sabe que a “Troika” sabe perfeitamente que as medidas de austeridade impostas á Grécia e á Irlanda, tornaram pior a vida dos trabalhadores desses países.
5º -Sei que sabe perfeitamente, que a dívida que estão a fazer pagar aos portugueses, é fundamentalmente para cobrir os roubos e dívidas dos privados, bem como reforçar a capacidade financeira dos bancos.
6º - Sei que sabe perfeitamente, que foi da reunião dos banqueiros portugueses que veio a ordem que impôs ao governo recorrer ao FMI.
7º - Sei que sabe perfeitamente que as negociações são com o governo, embora provisório e não com os partidos ou qualquer outra organização.
8º - Sei que sabe perfeitamente, que os partidos só são chamados para assinar o acordo cuja versão do PEC 4, será acrescentado de medidas adicionais, que de certeza o PS e que o PSD o irão assinar, independentemente das opiniões dos outros partidos e organizações sociais, chamadas para fazerem o número.
9º - Sei que sabe perfeitamente, que o PCP recusou reunir-se com essas instituições internacionais por uma questão de dignidade e por rejeitar envolver-se num processo que considera constituir "uma inaceitável atitude de abdicação e submissão nacional e perante o rumo desastroso neste momento crucial para o país”, diz não, “a este caminho de afundamento e de comprometimento de Portugal".

10º - Sei que sabe perfeitamente, que o Bloco de Esquerda considerou o convite inoportuno porque:
"Não compete aos partidos negociar com a troika e que na devida altura apresentará soluções concretas para a crise económica e financeira
”.
11º - Sei que sabe perfeitamente que os “Os Verdes” pela mesma ordem de razões consideram que:
" São absolutamente contra esta entrada, da dita ajuda externa a Portugal. Quem tem legitimidade para reunir ou negociar com esses senhores é o governo português, que os chamou a Portugal. Nós temos capacidade de seguir um rumo diferente, nós não queremos este rumo, nós não queremos estas negociações"

12º - Sei que sabe perfeitamente, que quando João Proença justificou a presença da UGT nestas reuniões expressar as suas preocupações sociais justificou que:
"cabe ao Governo conduzir as negociações e embora tenha considerado que o Ministério das Finanças e o banco de Portugal têm uma visão pouco social”.
O resultado prático das suas cogitações, é fazer exatamente o que lhe mandar o primeiro-ministro Sócrates.
13º - Já não sei se sabe tão perfeitamente quais são os argumentos da CGTP, porque certamente não teria levantado tantas dúvidas sobre a recusa dos Partidos á esquerda do PS, para um encontro com Fundo Monetário Internacional (FMI), BCE (Banco Central Europeu) e Comissão Europeia e muito menos considerar essa atitude de “Ingenuidade, erro ou facciosismo”.
Mas “virtualmente “ dou-lhe uma oportunidade, "olhos nos olhos" alertá-lo, para o erro que comete pensar que teria qualquer utilidade,” para limitar a austeridade e as dificuldades financeiras do país” , “denunciar a entrega do BCE à especulação dos mercados e das decisões dos piratas das agências de rating”, ou ”alertar para as gritantes desigualdades na distribuição das medidas de austeridade”, a presença dos Partidos que os defendem os trabalhadores e consequentemente facilitar uma encenação teatral, que seria na realidade a sua presença.
Para o caso de não ter assistido á admirável e esclarecedora argumentação que Carvalho da Silva, Secretário Geral da CGTP, deu sobre a matéria....

PODE CLICAR AQUI PARA FICAR ESCLARECIDO.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

O QUE PENSO
DE MEDINA CARREIRA

Antes de reproduzir um importantíssimo texto que recebi de um amigo, escrito pelo fiscalista Medina Carreira, devo confessar que normalmente, ao ler o que escreve, ouvir os seus comentários televisivos ou radiofónicos, sinto-me completamente identificado com as análises que ele faz.
As minhas discordâncias, que por vezes são profundas, dizem normalmente respeito às soluções, que eventualmente propõe.
Algumas vezes chegam a ser mesmo muito perigosas, pois a lucidez e competência que utiliza nas suas análises, servem de caução às soluções propostas, embora muitas vezes, uma coisa nada tenha a ver com a outra.
As análises assentam em dados concretos, olhados á luz da honestidade, competência técnica, sentido patriótico, e perspicácia política.
As soluções, têm a ver com a sua natureza de classe, projecção social do seu ideário político burguês, influência do seu circuito de amizades e quiçá familiares mais próximas e uma natural sobranceria intelectual, num circuito tão restrito de competências, como é aquele em que discute as suas propostas.
Aproveitemos o que ele tem de bom, quando nos ajuda a definir a dimensão e natureza dos problemas, ponhamos de lado os devaneios e por vezes algumas caprichosas soluções que levadas á prática, se traduziriam pela alienação do poder popular e na anulação da sua capacidade mobilizadora.
E agora vejamos então o texto que referi no início, onde procurei manter literalmente os destaques do autor .


FOI PEDIDO O RESGATE
Bom, dado o que está em causa é tão só o futuro dos nossos filhos e a própria sobrevivência da democracia em Portugal, não me parece exagerado perder algum tempo a desmontar a máquina de propaganda dos bandidos que se apoderaram do nosso país. Já sei que alguns de vós estão fartos de ouvir falar disto e não querem saber, que sou deprimente, etc., mas é importante perceberem que o que nos vai acontecer é, sobretudo, nossa responsabilidade porque não quisemos saber durante demasiado tempo e agora estamos com um pé dentro do abismo e já não há possibilidade de escapar.
Estou convencido que aquilo a que assistimos nos últimos dias é uma verdadeira operação militar e um crime contra a pátria (mais um). Como sabem há muito que ando nos mercados (quantos dos analistas que dizem disparates nas TVs alguma vez estiveram nos ditos mercados?) e acompanho com especial preocupação (o meu Pai diria obsessão) a situação portuguesa há vários anos. Algumas verdades inconvenientes não batem certo com a "narrativa" socialista há muito preparada e agora posta em marcha pela comunicação social como uma verdadeira operação de PsyOps, montada pelo círculo íntimo do bandido e executada pelos jornalistas e comentadores "amigos" e dependentes das prebendas do poder (quase todos infelizmente, dado o estado do "jornalismo" que temos).
Ora acredito que o plano de operações desta gente não deve andar muito longe disto:
1 - Narrativa: Se Portugal aprovasse o PEC IV não haveria nenhum resgate.
Verdade: Portugal já está ligado à máquina há mais de 1 ano (O BCE todos os dias salva a banca nacional de ter que fechar as portas dando-lhe liquidez e compra obrigações Portuguesas que mais ninguém quer - senão já teríamos taxas de juro nos 20% ou mais). Ora esta situação não se podia continuar a arrastar, como é óbvio. Portugal tem que fazer o rollover de muitos milhares de milhões em dívida já daqui a umas semanas só para poder pagar salários! Sócrates sabe perfeitamente que isso é impossível e que estávamos no fim da corda. O resto é calculismo político e teatro. Como sempre fez.
2 - Narrativa: Sócrates estava a defender Portugal e com ele não entrava cá o FMI.
Verdade: Portugal é que tem de se defender deste criminoso louco que levou o país para a ruína (há muito antecipada como todos sabem). A diabolização do FMI é mais uma táctica dos spin doctors de Sócrates. O FMI fará sempre parte de qualquer resgate, seja o do mecanismo do EFSF (que é o que está em vigor e foi usado pela Irlanda e pela Grécia), seja o do ESM (que está ainda em discussão entre os 27 e não se sabe quando, nem se, nem como irá ser aprovado).
3 - Narrativa: Estava tudo a correr tão bem e Portugal estava fora de perigo mas vieram estes "irresponsáveis" estragar tudo.
Verdade: Perguntem aos contabilistas do BCE e da Comissão que cá estiveram a ver as contas quanto é que é o real buraco nas contas do Estado e vão cair para o lado (a seu tempo isto tudo se saberá). Alguém sinceramente fica surpreendido por descobrir que as finanças públicas estão todas marteladas e que os papéis que os socráticos enviam para Bruxelas para mostrar que são bons alunos não têm credibilidade nenhuma? E acham que lá em Bruxelas são todos parvos e não começam a desconfiar de tanto oásis em Portugal? Recordo que uma das razões pela qual a Grécia não contou com muita solidariedade alemã foi por ter martelado as contas sistematicamente, minando toda a confiança. Acham que a Goldman Sachs só fez swaps contabilísticos com Atenas? E todos sabemos que o engº relativo é um tipo rigoroso, estudioso e duma ética e honestidade à prova de bala, certo?
4 - Narrativa: Os mercados castigaram Portugal devido à crise política desencadeada pela oposição. Agora, com muita pena do incansável patriota Sócrates, vem aí o resgate que seria desnecessário.
Verdade: É óbvio que os mercados não gostaram de ver o PEC chumbado (e que não tinha que ser votado, muito menos agora, mas isso leva-nos a outro ponto), mas o que eles querem saber é se a oposição vai ou não cumprir as metas acordadas à socapa por Sócrates em Bruxelas (deliberadamente feito como se fosse uma operação secreta porque esse aspecto era peça essencial da sua encenação). E já todos cá dentro e lá fora sabem que o PSD e CDS vão viabilizar as medidas de austeridade e muito mais. É impressionante como a máquina do governo conseguiu passar a mensagem lá para fora que a oposição não aceitava mais austeridade. Essa desinformação deliberada é que prejudica o país lá fora porque cria inquietação artificial sobre as metas da austeridade. Mesmo assim os mercados não tiveram nenhuma reacção intempestiva porque o que os preocupa é apenas as metas. Mais nada. O resto é folclore para consumo interno. E, tal como a queda do governo e o resgate iminente não foram surpresa para mim, também não o foram para os mercados, que já contavam com isto há muito (basta ver um gráfico dos CDS sobre Portugal nos últimos 2 anos, e especialmente nos últimos meses). Porque é que os media não dizem que a bolsa lisboeta subiu mais de 1% no dia a seguir à queda? Simples, porque não convém para a narrativa que querem vender ao nosso povo facilmente manipulável (julgam eles depois de 6 anos a fazê-lo impunemente).
Bom, há sempre mais pontos da narrativa para desmascarar mas não sei se isto é útil para alguém ou se é já óbvio para todos. E como é 5ª feira e estou a ficar irritado só a escrever sobre este assunto termino por aqui. Se quiserem que eu vá escrevendo mais digam, porque isto dá muito trabalho.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

TEMPLO DE AKSHARDHAM

Este templo hindu que testemunhos consideram mais bonito que o já celebre “Taj Mahal”, tem para admirar muito mais que a sua arquitectura, onde se misturam uma série de estilos arquitectónicos, baseados na diversidade da antiga arquitectura da Índia.
Curiosamente esta complexa e diversificada maravilha, não aparece nos roteiros turísticos, devido certamente a só ter sido inaugurado em Novembro de 2005.
Estamos certos que virá a ser uma das grandes atracções turísticas da Índia, na medida em que para além da beleza arquitectónica, como mostra o “power point” que apresentamos a seguir, tem muitos outros elementos de interesse, como por exemplo:
-O “Salão de Valores” onde através de robótica e dioramas se teatralizam 15 incidentes da vida Swaminarayan, retratando a sua mensagem sobre a importância da paz, harmonia, humildade, serviço ao próximo e devoção a Deus.
-O teatro mostra um filme especialmente encomendada para o complexo
-Uma fonte luminosa e musical
-Um passeio de barco que leva os visitantes numa viagem através de 10.000 anos de história da Índia em aproximadamente 12 minutos
-Um “Jardim da Índia” com exuberantes gramados, árvores e arbustos. Nele estão alinhadas esculturas de bronze de contribuintes para a cultura da Índia e da história. Estas esculturas incluem crianças, mulheres, figuras nacionais, combatentes da liberdade, e os guerreiros da Índia
Esta surpreendente maravilha exige que façamos em breve uma outra apresentação mais desenvolvida sobre o tema.

NESTE LINK
O NASCIMENTO DA TERRA

Este “power point” traz um conjunto de informações histórico-geológicas sobre a "formação" da Terra... num belíssimo trabalho do geólogo brasileiro Clóvis.

A História da Terra de 4.6 biliões de anos..... convertida em 24 horas!!!

NOTA IMPORTANTE:
No canto esquerdo, aparecem 5 linhas, cada uma representando um intervalo de tempo de 1 bilião de anos.
No canto esquerdo superior, o tempo da Escala Geológica
No canto direito superior, o tempo convertido para 24 horas.

CHAMADA DE ATENÇÃO:
O surgimento do Homo Sapiens, ocorre quando faltam apenas 12 segundos antes de completar as 24 horas do dia.

LIGUE O SOM. A TRILHA SONORA COMPLETA A BELEZA DESSE TRABALHO.

NESTE LINK
USURA É O CANCRO DA HUMANIDADE

COM EZRA POUND A FALAR DA USURA



A USURA

Com a usura nenhum homem tem casa de pedra firme
de blocos bem talhados
e bem lisos
para o desenho os recobrir na face,
com a usura
nenhum homem tem um paraíso pintado na sua igreja
harpes et luthes
nem sítio onde a Virgem receba a anunciação
e onde um feixe de luz jorre da ferida,
com a usura
nenhum homem vê Gonzaga os seus herdeiros e as suas concubinas
nenhum quadro é pintado para durar
ou viver com ele
é pintado mas é para vender,
para vender depressa
com a usura, pecado contra a natureza,
o teu pão é feito cada vez com piores farrapos
o teu pão é seco como o papel,
sem trigo da montanha, sem boa farinha
com a usura o traço torna-se grosseiro
com a usura não há fronteiras
e nenhum homem pode achar um lugar para a sua casa.
0 pedreiro fica longe da sua pedra o tecelão longe do seu ofício.
COM A USURA
a lã não chega aos mercados
os carneiros não ganham lã com a usura
A usura é uma peste, a usura torna romba a agulha nas mãos da virgem
e embaraça os gestos da fiandeira.
Pietro Lombardo não veio pelo caminho da usura.
Duccio não veio pela usura
Nem Pier della Francesca; Zuan Bellin` também não foi pela usura
nem foi com ela que pintaram «La Calumnia».
Não foi pela usura que veio Angelico; nem Ambrogio Praedis,
Nem veio a igreja talhada em pedra assinada: Adamo me fecit.
Não veio pela usura Santa Trófima
Não veio pela usura Santo Hilário,
A usura corrói o cinzel
Ela corrói a arte e o artesão
Ela enrodilha o fio no ofício
Ninguém aprende a bordar a ouro seguindo o modelo dela;
0 azul tem um cancro por causa da usura; o carmesim fica por bordar
A esmeralda não encontra Memling
A usura mata a criança ainda no ventre
Ela corta a carreira aos jovens
Ela leva à cama a paralisia, ela está deitada entre a jovem desposada e o seu esposo.
CONTRA NATURA
Levaram prostitutas a Eleusis
Ao banquete assentam-se cadáveres
A convite da usura.