Mensagem

Mensagem

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

ERA O QUE FALTAVA!!!

Recebi a "fotografia" que reproduzo em baixo,  enviada por um amigo que me esclareceu tratar-se de um porta-aviões que adquirimos recentemente e que chegará em breve, juntamente com o 2º submarino comprado pelo então ministro da defesa Paulo Portas, mais conhecido como o Paulinho das Feiras.
Perante as notícias terem sido detectadas conversas que o comprometiam directamente no negócio dos submarinos, num processo que está a decorrer,  estranharia que também no caso do porta-aviões, não tivessem havido uma "comissõeszitas", metidas por debaixo da mesa, como parece ser hábito entre gente séria!!!
As conversas foram detectadas em escutas a uns vigaristas que se aboletaram com uma massas valentes nesse negócio, mas o amigo que me enviou a fotografia, juntou o seguinte esclarecimento:
"NÃO OUVE DESVIO DE DINHEIROS NO NEGÓCIO DOS SUBMARINOS.A VERBA FOI APLICADA NA COMPRA DE UM PORTA AVIÕES"
Sendo assim estamos mais descansados!!!


     AS  ATITUDES  QUE  TOMAMOS
     FAZEM O PAÍS QUE QUEREMOS 

.





MEMORIAL A UM BELO FOTOGRAFO

Há já muito tempo, que por razões diversas, não publicamos “power points” que tem sido  uma das actividades, características deste blogue.
Esta apresentação, para além de belíssimas fotografias, algumas de qualidade artística verdadeiramente notável, é acompanhada de uma música, que bastante enriquece os momentos de contemplação que as fotografias justificam.
Aproveite estes momentos de beleza, para no nosso difícil quotidiano, servir para a alma, como uma aspirina serve para a dor de cabeça, alivia ….mas não cura!!!
Lembrando a feliz alusão de Jerónimo de Sousa, na visita que fez a Guimarães, capital da cultura e reproduzimos no vídeo na coluna da direita com o título “PORTUGAL TEM DE ROMPER COM O PACTO DE AGRESSÃO” , onde ele classificava as medidas do governo para sair da Crise, como dar uma aspirina, para tratar uma pneumonia,  concluindo: “mal não faz, mas como é evidente ….não cura!!!”

quinta-feira, 30 de agosto de 2012


 
                  UM PROBLEMA!!!

O jornal “Correio da Manhã” vive preocupado fundamentalmente com a descrição dos crimes e desgraças que ocorrem, lança um olhar cúmplice nos “faits divers” mais escabrosos ou pornográficos.
No desporto, diariamente desenvolve uma concorrência desleal aos (3-jornais-3) diários, especializados em desporto (+ um online), além de suplementos desportivos, todas as semanas.
Quanto à situação política e económica nacional, a maioria dos seus jornalistas, sofre de ambliopia (visão deficiente, sem justificação estrutural da anomalia) que só lhes permite ver bem o que se passa à direita.
Os que enxergam à esquerda, são raros e utilizados exclusivamente, para dar um ar de pluralidade.
No texto que vamos reproduzir de autoria de Paulo de Morais, temos o exemplo típico do que acabamos de afirmar.
Ele é uma das raras vozes, que nesse jornal, vai colocando o dedo em algumas das feridas gravíssimas da nossa situação política e económica, mas a redacção do jornal neste caso, para “equilibrar as coisas” resolveu reproduzir o comentário a esse texto, de um leitor anónimo (???), que alegadamente foi o mais votado (???) por dizer: 
"Este fabiano diz o mesmo que se dizia nas tabernas antigamente: "são todos uma cambada". E acusa, acusa, acusa. A profissão dele é acusador. Quanto lhe paga a Transparência Internacional para acusar? Um balurdio !!!".







A pique
·         28 Agosto 2012


Por:Paulo Morais, 

Professor Universitário





A aquisição de submarinos por parte do Estado português
aos alemães não é só um caso de corrupção. Representa a podridão na política e simboliza o estertor do sistema de justiça. O processo de compra inicia-se no governo de António Guterres, cujo ministro da Defesa era o advogado Rui Pena.

Conclui-se já no consulado de Durão Barroso, sendo então Paulo Portas o ministro com a tutela das Forças Armadas. Os processos de concurso e de aquisição foram opacos, as contrapartidas que os alemães deveriam dar ao Estado português não se concretizaram. Os portugueses foram lesados em muitos milhões. Neste crime, terão sido beneficiados particulares, advogados e os partidos políticos do arco do poder. A corrupção foi provada de forma inquestionável. Na Alemanha, há já condenados a cumprir penas de prisão por terem corrompido portugueses. Por um processo análogo, foi condenado e preso um ex--ministro grego. Mas em Portugal não há acusados, os processos adiam-se e prescrevem, documentos desaparecem misteriosamente. Os principais protagonistas parecem não querer que a Justiça actue. Barroso e Guterres, detentores de proeminentes cargos internacionais, não se incomodam por estarem ligados a tão obscuro processo. Paulo Portas, apesar de ferido na sua honorabilidade, é o representante máximo da diplomacia portuguesa, afectando a credibilidade do país no concerto internacional. Os secretário-geral do PSD de então, José Luís Arnaut, é hoje sócio do ministro que iniciou o processo e ambos se associaram ao actual presidente da Comissão Parlamentar de Defesa, Matos Correia. Convenientemente, garante-se a inacção do Parlamento.

Entretanto, a Justiça revela-se incompetente. Oscila entre arquivamentos incompreensíveis, a incapacidade de reunir documentos e a apatia total. Não poderia ser mais colaborante com os criminosos. Os procuradores deveriam, no mínimo, acompanhar a justiça alemã, mas nem isso conseguem. Do alemão para o português há problemas de tradução. E de tradição.

Este caso dos submarinos, sendo uma gravíssima questão de justiça, mais do que isso é um assunto de regime. Se deixar intocáveis os corruptos, se permitir este nível de impunidade na política, o regime afundar-se-á com os submarinos. A pique